segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tanabata - Festival das Estrelas

Tanabata é um evento que se originou da lenda das estrelas Vega (Shokujo, a Princesa Tecelã) e Altair (Kengyu, o Pastor de Gado), que têm a permissão de se encontrarem uma vez por ano, atravessando a Via Láctea na noite do sétimo dia do sétimo mês. É conhecido como o Festival das Estrelas, quando os beirais dos telhados são decorados com ramos de bambu e, à noite, ornamentados com tiras de papel de cinco cores, nas quais as pessoas escrevem seus pedidos e penduram nos bambus. (...)
O Festival das Estrelas se originou na China antiga a partir da lenda das estrelas (a Princesa Tecelã e o Pastor de Gado) e do Festival da Invocação por Habilidades (kikkoden), que é a tradição de escrever (no tanzaku) poemas e frases com o pedido para aprimorar as habilidades na arte da caligrafia pelos meninos e da costura pelas meninas. 
Segundo a lenda, no encontro de Shokujo e Kengyu na noite do Festival das Estrelas, um bando de aves - chamadas kasasagi - faz uma ponte com suas asas para que o casal possa atravessar a Via Láctea. Por essa razão, as penas do pescoço dessas aves costumam cair na época do festival.
No dia seguinte ao festival, costuma-se colocar os bambus e as decorações utilizadas nos beirais, para flutuar no mar ou no rio. Quando estes chegarem à Via Láctea, os pedidos serão atendidos.

A Lenda das Estrelas
A "Princesa Tecelã" ,Shokujo, filha do "Rei Celestial" (Tentei), e o "Pastor de Gado", Kengyu, formavam um casal de esposos apaixonados que, por terem negligenciado seus afazeres, foram separados pelo Rei Celestial furioso, indo morar em lados opostos, a leste e a oeste da Via Láctea (Amanogawa). Devido à grande tristeza da separação, foi lhes permitido encontrar-se somente uma vez por ano, no dia de Tanabata. Essa lenda nasceu na época da dinastia Han Posterior na China. Shokujo é a estrela Vega, e Kengyu é a estrela Altair, a mais brilhante da constelação Aquila, cujos nomes são chineses. No Japão, são conhecidos respectivamente como Orihime e Hikoboshi.

fonte: Livro Hana - Flor. A flor na natureza e na cultura do Japão


Nenhum comentário: